top of page

oficinas de ciência

Relógio Solar e o Eixo Norte-Sul da Terra – Oficina do Gnômon

  As primeiras medições sobre o tempo provavelmente estavam relacionadas com o movimento que as sombras projetadas faziam no chão. O controle de quanto durava um dia e a percepção do eixo norte-sul do planeta permitiram avanços cujos efeitos podemos sentir até os dias atuais. A definição do segundo padrão (Unidade de Medida do Tempo no Sistema Internacional [SI]) avançou junto com as técnicas e tecnologias disponíveis, mas a construção e observação de um gnômon sempre fascina os olhares mais curiosos

  

  Um gnômon nada mais é que uma haste vertical fixada em uma base, mas nesta oficina os participantes serão estimulados a coletar dados sobre o tamanho e a hora de cada sombra projetada pela haste sobre a madeira, também conhecido como relógio de sol. Isso possibilitará a reflexão sobre o eixo norte-sul, o geoposicionamento, norte-sul magnético, latitudes e longitudes.

 

  Cada participante poderá construir conhecimento a partir da observação da realidade ampliando sua cultura científica, adaptando-se a conceitos e vocabulário próprios da ciência.

relogiosol.jpg

imagem ilustrativa

Para o Infinito e Além - Oficina de construção e lançamento de foguetes

44247e29bf035ece825b8b2bf8af88c2-rocket-

imagem ilustrativa

   Umas das coisas que as crianças pensam em ser quando crescer é astronauta. Quase todos nós já brincamos de estarmos num foguete se lançando no espaço. Essa curiosidade e esse desejo já fez a espécie humana lançar diversos objetos para o espaço em seus tecnológicos foguetes espaciais. Existe de tudo no espaço atualmente, telescópios, sondas, estações espaciais, satélites de telecomunicação e geoprocessamento, até mesmo um carro e um boneco astronauta sentado no volante já foram lançados ao espaço. Contudo, temos muito lixo espacial orbitando nosso planeta.

 

  Essa oficina é um convite para mergulharmos nos conceitos científicos que embasam o lançamento de foguetes, bem como refletir sobre o lixo que produzimos em excesso devido nosso consumismo excessivo. Em nossa metodologia, a produção e o lançamento de foguetes serão os recursos para a construção do conhecimento em ciências. Durante a atividade iremos discutir sobre as forças, leis da natureza, gravidade, altura e potência. Por estarmos reciclando material plástico, vamos estimular a reflexão sobre o lixo e a sustentabilidade.

   Faremos dois tipos de lançamentos de foguetes usando pressão e reações químicas para percebermos os motivos que originam o movimento de subida deles. Essa oficina é muito dinâmica e divertida para todos que participam dela. Como você prefere fazer seu foguete, com água ou com vinagre? Escolha o seu, traga seus amigos e vem lançar seu foguete ao espaço com a equipe ObSerra. Esperamos por vocês.

 Desmistificando a eletricidade – Oficina de Circuitos Elétricos

   O manuseio em redes eletrificadas uma prática pouco confortável para muitas pessoas. Desde que os bebês começam a engatinhar, o risco de haver um acidente com eletricidade aumenta consideravelmente uma vez que aqueles dois “buraquinhos” chamam muito a atenção da criançada. Normalmente, as tomadas estão na linha de visão deles e seus dedinhos têm quase as mesmas dimensões dos buracos. Quando crescem um pouco mais, se fascinam com as tomadas porque as coisas tendem a funcionar quando são encaixadas ali. O ventilador liga e o pisca-pisca deixa a sala bem mais colorida e brilhante, o celular tem um cabo que não pode sair dali senão desliga e acaba o desenho, quando então a criança se aventura a ligar algo na tomada, surge um adulto dizendo que não pode mexer ali por que DÁ CHOQUEEEE!! Resultado, medo da eletricidade.

   Não dá pra criticar quem tem medo da eletricidade, ela pode ser muito perigosa mesmo. Ademais, o manuseio com materiais elétricos e eletrificados é bem recente em nossa sociedade. Por exemplo, Ilhéus (sul da Bahia), uma das cidades mais antigas do país, sede de capitania no passado e local de referência comercial, industrial e turística do nosso tempo, só passou a distribuir eletricidade nas residências na década de 1950. Entretanto, da mesma forma que aprende-se a cozinhar tomando os cuidados necessários para não se queimar, esta oficina aborda técnicas e conhecimento para manusear equipamentos elétricos e eletrificados com segurança e eficiência para não sofrer uma descarga elétrica, gerando assim mais aproximação dos participantes com características comuns da nossa sociedade atual. Logo, estaremos contribuindo para a formação do cidadão ético e responsável inserido em seu contexto histórico.

d046ab7f1b054c6e5e5a16919805fbbf.jpg

imagem ilustrativa

Site oficial Obserra 
bottom of page